Competências, mercado de trabalho e empregabilidade

As competências remetem para um conjunto de atributos pessoais específicos e manifestam-se através de atitudes que congregam saberes, capacidades, métodos e técnicas, motivação e vontade congregados para a resolução de problemas concretos. Hélder Melim, autor da Tese de Doutoramento “Influencia de las Competencias Transversales Sobre las Exigencias del Mercado de Trabajo en el Turismo“ (Universidade de Cádiz), sustenta que as competências são absolutamente centrais para desempenhos de qualidade, mas também para a promoção do sucesso pessoal e profissional dos cidadãos.

No período socioeconómico atribulado em que vivemos, o OE-UMa entende que a reflexão em torno das competências e as suas implicações no mercado de trabalho e na empregabilidade dos indivíduos tem uma importância acrescida. No fundo, importa discutir que competências procura o mercado de trabalho e de que modo ter as competências adequadas é parte substancial da empregabilidade individual?

A conferência está aberta à comunidade em geral e confere a atribuição de um certificado de participação, devendo obrigatoriamente os participantes inscrever-se até o dia 29 de maio de 2012, através do envio de um e-mail (com o seu nome e nº de BI ou Cartão de Cidadão) para o endereço oefp@uma.pt .